segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RIO 2009


Mostra Gay
Mais uma vez o universo gay, em toda sua diversidade, é representado em produções premiadas com poucas chances de chegarem ao circuito comercial, ao não ser produções de orçamento medio e independentes como "O Direito de Amar" (A Single Man, com Colin Firth & Julianne Moore).

Dentre alguns dos títulos da Mostra Gay estão Boy, de Auraeus Solito, que narra o relacionamento entre dois jovens filipinos e Fúria, de Kirky Dick, sobre os políticos americanos homossexuais não assumidos que, muitas vezes, se engajam em campanhas contra a comunidade LGBT.

An Englishman in New York, de Richard Laxton, por sua vez, fala sobre o tempo em o escritor inglês Quentin Crisp morou em Nova Iorque. Continuação de The Naked Civil Servant, de 1975, o filme rendeu ao ator John Hurt, que interpretou o escritor nas duas ocasiões, uma homenagem especial no Prêmio Teddy 2009, em Berlim. Também passaram pela capital alemã este ano Ander, de Roberto Castón, da Espanha e Sinos Silenciosos, co-produção entre China e Suíça dirigida por Wu Sheng Feng Ling.

Integrante da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, o português Morrer Como um Homem, de João Pedro Rodrigues, diretor do já exibido O Fantasma, também será apresentado. O filme conta a história de Tonia, transexual veterana de Lisboa, que vê seu posto de estrela ameaçado por uma drag Queen mais jovem. Tem ainda o canadense Árvores com Figos, do diretor John Greyson, que narra a história de dois importantes ativistas do combate à AIDS, misturando material de arquivo com belas imagens surreais.

Nenhum comentário: