quinta-feira, 29 de setembro de 2011

RESUMO DO FESTIVAL DO RIO 2009.






O Festival do Rio 2009

A edição 2009 do Festival do Rio esteve em toda a cidade de 24 de setembro a 8 de outubro. Mais informação sobre a Mostra Especial Gay não só de 2010 e 2009, mas tambem de 2008 & 2007, encontra-se em postagens publicadas em paragrafos a seguir.

O Festival do Rio é o maior festival de cinema do Brasil e da América Latina, com atenção e cobertura massivas da mídia. A cada ano, as principais produções dos festivais de Cannes, Sundance, Veneza e Berlim são apresentadas ao público brasileiro durante o evento. Filmes inéditos no Brasil, com premieres internacionais, latino-americanas e nacionais, confirmam a importância do Festival do Rio como porta de entrada para o cinema na América Latina e a maior vitrine para o cinema independente no Brasil.

O público viu mais de 300 longas e curtas metragens, vindos de mais de 60 países, nas mostras Première Brasil, Panorama Mundial, Expectativa, Limites e Fronteiras, Mostra Geração, Dox, Midnight Movies, Mundo Gay e Pocket Films, entre outras.

No Ano da França no Brasil, o Festival do Rio teve a honra de abrir os braços à cinematografia do país – representado todos os anos no evento – apresentando ao público uma grande homenagem ao canal de televisão ARTE e acolhendo a grande dama do cinema mundial, Jeanne Moreau, convidada de honra: Mais de 90 filmes espalhados pelo festival, estreitando ainda mais uma amizade já consolidada.

A Première Brasil, coração do Festival do Rio, trouxe ao público e ao mercado internacional cerca de 60 filmes brasileiros inéditos, em sua grande maioria em premiere mundial.

O Festival do Rio consolida também sua posição como plataforma de encontros de negócios para toda a área do audiovisual. Durante duas semanas, seminários, mesas redondas e encontros de projetos nas áreas de distribuição, co-produção e tecnologia enchem as salas do RioMarket, no pavilhão do Festival do Rio. Os principais executivos da indústria vêm ao Rio durante o evento, para encontrar novos parceiros de negócios e estabelecer co-produções com o cinema brasileiro. Além disso, têm a chance de fazer "networking" e conhecer mais de perto o Brasil, o 9º mercado audiovisual mundial.

No Pavilhão do Festival, realizou-se também o Cine Encontro, discussões do público com os diretores e atores da Première Brasil. O púbico teve ainda a chance de participar de outros debates sobre o mercado cinematográfico e ter acesso gratuito ao lounge de games baseados em grandes filmes.

A Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2009, voltou a se juntar aos grandes patrocinadores do Festival do Rio, juntamente com a Petrobras e a Oi.

O Festival do Rio em 2009 levou ainda, a mais de 20 novos locais de exibição, uma programação especial e gratuita para todos os públicos. Na parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, o Festival se estendeu por toda a cidade, em praças, comunidades e auditórios, abraçando o Rio de Janeiro em um clima de cinema.


O Panorama do Cinema Mundial se faz presente logo na abertura, com Aconteceu em Woodstock, de Ang Lee, sobre o festival que marcou toda uma geração. Outra produção muito esperada é Abraços Partidos, último filme do espanhol Pedro Almodóvar, que rendeu a Penélope Cruz o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante de 2009.

Vencedor da Palma de Ouro no último Festival de Cannes, The White Ribbon, de Michael Haneke, conta uma história passada numa pequena cidade da Alemanha às vésperas da Primeira Guerra Mundial. E The Messenger, dirigido por Oren Moverman, ganhou o Urso de Prata de melhor roteiro no Festival de Berlim.
Bastardos Inglórios, de Quentin Tarantino, encerrou o festival e trouxe ao Rio de Janeiro o
aclamado diretor. Na produção, o ator Brad Pitt é um soldado do estado do Tennesse, e o longa conta uma história sobre militares americanos encarregados de espalhar o terror durante o Terceiro Reich.


A Mostra "Panorama Mundial" trouxe ainda filmes de John Woo, François Ozon, Werner Herzog, Agneés Varda, Manoel de Oliveira e muitos outros.

Vencedores - Trofeu Redentor

Na cerimônia de encerramento em 8 de outubro no Odeon Petrobras, foram anunciados os vencedores do Troféu Redentor de 2009. O júri oficial foi composto pelo diretor argentino Fernando Solanas (Presidente), o produtor alemão Roman Paul, o diretor e produtor francês François Sauvagnargues, a cineasta Helena Solberg e a atriz Julia Lemmertz.

O grande vencedor da noite, cumulando o Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção e o Prêmio Fipresci, foi Os Famosos e os Duendes da Morte, primeiro longa-metragem do diretor Esmir Filho. O Prêmio Fipresci foi decidido por um júri composto por Paulo Portugal (Presidente), Rodrigo Fonseca e Mario Abadde.

O prêmio de Melhor Documentário foi dividido entre Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, e Reidy, A Construção da Utopia, de Ana Maria Magalhães.

Olhos de Ressaca, de Petra Costa, foi eleito o Melhor Curta-Metragem.

O prêmio de Melhor Ator foi para a dupla Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcelos, que protagonizou O Sol do Meio Dia, de Eliane Caffé.

O troféu de Melhor Atriz ficou com Nanda Costa por seu papel em Sonhos Roubados, de Sandra Werneck.

Gero Camilo ficou com o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante pelo trabalho em Hotel Atlântico, de Suzana Amaral.

O diretor Sergio Bianchi e duas mulheres da equipe de Os Inquilinos (Os incomodados que se mudem) levaram prêmios: Melhor Atriz Coadjuvante para Cássia Kiss, e Melhor Roteiro para Beatriz Bracher e Sergio Bianchi.

Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo garantiu o prêmio de Melhor Direção para Marcelo Games e Karim Ainouz, e Melhor Fotografia para Heloísa Passos, também por seu trabalho em O Amor Segundo B. Schianberg, de Beto Brant.

Tamboro, de Sérgio Bernardes, levou o Prêmio Especial de Júri, além de render ao falecido diretor, Joaquim Castro, Ana Costa, Renato Martins e Alexandre Gwaz o prêmio de Melhor Montagem.

Fulvio Stefanini recebeu Menção Honrosa por sua participação em Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca.

Veja a lista completa da premiação:

Melhor Longa-Metragem de Ficção: Os Famosos e Os Duendes da Morte, de Esmir Filho

Melhor Longa-Metragem Documentário: Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez, e Reidy, A Construção da Utopia, de Ana Maria Magalhães

Melhor Curta-Metragem: Olhos de Ressaca, de Petra Costa

Menção Honrosa: Sildenafil, de Clovis Mello

Melhor Direção: Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, por Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo

Melhor Ator: Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcelos, por O Sol do Meio Dia

Melhor Atriz: Nanda Costa, por Sonhos Roubados

Melhor Atriz Coadjuvante: Cássia Kiss, por Os Inquilinos, de Sergio Bianchi

Melhor Ator Coadjuvante: Gero Camilo, por Hotel Atlântico

Melhor Roteiro: Beatriz Bracher, por Os Inquilinos, de Sergio Bianchi

Melhor Montagem: Joaquim Castro, Ana Costa, Renato Martins e Alexandre Gwaz por Tamboro, de Sérgio Bernardes

Melhor Fotografia: Heloísa Passos, por Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo e O Amor Segundo B. Schianberg

Prêmio Especial de Júri: Tamboro, de Sérgio Bernardes

Menção Honrosa: Fulvio Stefanini, por Cabeça a Prêmio

Melhor Longa-Metragem de Ficção de Voto Popular: Sonhos Roubados, de Sandra Werneck

Melhor Longa-Metragem Documentário de Voto Popular: Dzi Croquettes, de Tatiana Issa e Raphael Alvarez

Melhor Curta-Metragem de Voto Popular: Sildenafil, de Clovis Mello

Nenhum comentário: