quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Final Do Festival do Rio. Vem aí Mostra de São Paulo 2007

Estreiando a Programação da Mostra SP 2007
"El Pasado" (Argentina 2007) de Hector Babenco.


FOTOS DA MOSTRA
TRAILERS DA MOSTRA
ESPECIAL MOSTRA

A organização da 31ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo divulgou a programação completa do evento, que começa nesta quinta-feira e vai até o dia 1 de novembro. Muitos já foram exibidos no Rio. Os detalhes estão na Postagem anterior.
--------------------------------------------------
Filmes "Imperdíveis" do Festival do Rio que ainda pude ver na "Repescagem" (Last Chance) INCLUEM OS SEGUINTES. Mas apesar de ter visto mais de 60 filmes em 16 dias, não consegui ver 10 dos filmes "imperdíveis, que espero ver ou em São Paulo ou em circuito normal de cinema no futuro:

Entre os filmes estrangeiros, vi na respecagem:
Urso de Ouro, Melhor Film-Berlim 2007.
**O casamento de Tuya/Tuya de hun shi. Direção: Wang Quan’an, China.
Este filme não foi para a Mostra de SP infelizmente.

Sinopse: Tuya vive de pastorar ovelhas nas planícies da Mongólia para sustentar seu marido doente e seus dois filhos. Contudo, a expansão da indústria na China tem intensificado a desertificação da área e o governo encoraja a população nômade a se instalar nas cidades próximas e trabalhar como fazendeiros. O marido de Tuya insiste para que ela se separe dele e vá se cuidar.

Tuya is a shepherd in the Mongolian plains supporting her ailing husband and two children. However, expanding Chinese industry has intensified desertification in the area, and the government is encouraging the nomadic population to settle in nearby cities to work as farmers. Tuya’s husband insists that she leave him and take care of herself, but she is reluctant. Golden Bear for Best Film in Berlin 2007.

**Callas Assoluta (2007)-Philippe Kohly.Produção: Swan/ARTE France. Premios Selecao Oficial Festival de Veneza 2007-Sessao Horizonte. A vida e obra da maior diva da música erudita do século XX, Maria Callas.
O documentário "Maria Callas, 30 Anos Atrás," produzido especialmente para a data.O programa de 90 minutos viaja no tempo e conta a trajetória da soprano. Imortalizada como dona de uma voz de amplitude rara e habilidade cênica inigualáveis, Maria Callas atuou em óperas dos mais diversos estilos – da comédia ao drama. Entre os papéis mais marcantes estão Amina, Gioconda, Medea e Norma, histórias que poderiam muito bem ilustrar o tom da vida pessoal de Maria Callas.


Entre os acontecimentos que estamparam os jornais da época, esteve o fim do casamento com seu empresário, um homem mais velho, e o conturbado romance com o milionário grego Aristóteles Onassis.Nascida Ánna María Cecilía Sofía Kalogerópulu, em Nova York, em 1923, a cantora mudou-se para a Grécia, terra de seus pais, em 1937. Após estudar canto no Conservatório de Atenas, ela deu início a uma carreira de enorme sucesso, que teve seu ápice na Itália, em 1948, quando protagonizou a ópera Norma, de Bellini.Depois de apresentações nas principais casas de espetáculos do mundo durante a década de 1950, a voz de Maria Callas começou a dar seus primeiros sinais de cansaço no início dos anos 60.
Nunca se saberá se este fato é verdadeiro, imaginado, um assunto da conturbada vida particular dela nessa época quando perdeu seu grande amor, um filho e, dizem, foi forçada a avortar pelo Onassis. Os grandes talentos líricos perdem sua gloria aos poucos aos entre os 38 e 42 anos, se não antes. Pelos padrões de hoje, em que as grandes divas cantam até os 65 anos com cansaço e muitos defeitos e imperfeições desenvolvidos e perdoados pelo público, ela continuou com voz esplêndida até sua morte. Mas, a crítica dos anos 60 a fez abandonar os palcos em 1965. Após ensinar música na famosa Juilliard School, de Nova York, a cantora lírica voltou a se apresentar para o grande público em 1974, em uma série de shows especiais.Ao final da temporada, a soprano se recolheu em seu apartamento de Paris, onde ficou até morrer em decorrência de um ataque cardíaco, em 16 de setembro de 1977. Atendendo ao seu desejo, suas cinzas foram jogadas no Mar Egeu.
------------------------------------------------------

** Une vieille maîtresse (2007).


Director:Catherine Breillat. Plot Outline:Secrets, rumors and betrayals surround the upcoming marriage between a young dissolute man and virtuous woman of the French aristocracy.

-------------------------------------------------------------
Porém, não vi os 8 filmes estrangeiros e os 3 brasileiros que aparecem a seguir: muito elogiados, e são muito recomendáveis.



Aqui Michael Moore, que exibe 2 documentários.
SOS SAÚDE (2007) EUA. O polêmico documentarista Michael Moore investiga a indústria do lucro – e da discriminação – por trás dos tratamentos médicos nos EUA, comparando seu sistema ganancioso com o de outros países de Primeiro Mundo, em que o acesso à Medicina é universal e gratuito. O colapso no sistema norte-americano de saúde atinge 47 milhões de cidadãos descobertos, sem falar na grande parcela de assegurados que não pode contar com assistência hospitalar devido à burocracia. É o caso dos heróis que trabalharam no resgate das vítimas do ataque de 11 de setembro, que hoje sofrem doenças debilitantes e têm a atenção médica negada pelo governo americano. O filme faz uma radiografia precisa do insano e muitas vezes cruel sistema de saúde do país que, quando não exclui, oferece barreiras intransponíveis para a população em busca de atendimento básico. Moore demonstra que um sistema alternativo é a única saída possível.



**Sombras de Goya/Goya’s Ghosts.
Direção:Milos Forman. Com: Javier Bardem, Natalie Portman, Stellan Skarsgard.



**Mundo livre/It’s a Free World...
Direção: Ken Loach (In Competition - Venice 2007)
Elenco: Kierston Wareing, Juliet Ellis, Leslaw Zurek

**Império dos Sonhos/Inland Empire.
Direção: David Lynch. Elenco: Laura Dern, Jeremy Irons, Justin Theroux, Harry Dean Stan.


**The Darjeeling Limited - Wes Anderson. Elenco: Owen Wilson, Adrien Brody, Jason Schwartzman, Anjelica Huston, Bill Murray.
Three estranged brothers: Francis, Peter & Jack decide to take a trip through India on the Darjeeling train. Their mission is to cultivate their fraternal ties and their spiritual landscapes. But plans go awry and the three brothers find themselves on a desert adventure. Official Competition in Venice Film Festival 2007.



Três irmãos que não se falam há um ano, decidem viajar através da Índia no trem Darjeeling. Querem recuperar os laços fraternos desfeitos e partir numa busca espiritual interior.


**O assassinato de Jesse James pelo covarde Robert Ford
The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford. Direção:Andrew Dominik. Elenco: Brad Pitt, Casey Affleck, Sam Shepard, Mary-Louise Parker.


**O amor em tempos de cólera/Love in the Time of Cholera. Direção:Mike Newell

Com: Javier Bardem, John Leguizamo, Liev Schreiber, Ben Affleck. Based on the novel of the same name by Gabriel García Marquez.


**Waitress (2007) USA, de :Adrienne Shelly
Tagline:If only life were as easy as pie.
Plot Outline:Jenna is a pregnant, unhappily married waitress in the deep south. She meets a newcomer to her town and falls into an unlikely relationship as a last attempt at happiness.
-------------------------------------------------------------------

Entre os Brasileiros: os premiados

**Mutum, de Sandra Kogut .

Mutum quer dizer mudo. Mutum é uma ave negra que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo nebuloso dos adultos, com suas traições, violências e silêncios.
Mutum means mute. Mutum is a black bird that sings at night. It's also the name of a remote place in the Brazilian hinterland, where Thiago lives with his family. Ten-year-old Thiago is different from the other kids. It is through his eyes that we see the hazy world of adulthood – a world of betrayal, violence and silence. With his brother and only friend Felipe, Thiago confronts this world which he will eventually learn to leave. Screened in the Directors’ Fortnight in Cannes Film Festival 2007.


**A VIA LÁCTEA, de Lina Chamie


e os documentarios:

**Condor Direção: Roberto Mader.
O título do filme foi o nome dado à cooperação entre militares sul-americanos que culminou com o sequestro e assassinato de milhares de pessoas e no exílio de muitas outras. Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado 2007.
The film’s title comes from the code name given to the collaboration between South American military governments which ended up with the kidnapping and murder of thousands in the 70s. This film is a human account of these events, telling the story of State terrorism of State and, above all, personal stories in the search for justice.


**Maré, Nossa História de Amor. Diretora Lucia Murat . Musical sobre dois jovens moradores da Maré, uma favela no Rio de Janeiro. Analídia é filha de um chefe do tráfico de drogas, que briga pelo poder com o irmão de Jonathan. Separados por facções rivais, o jovem casal encontra no grupo de dança da comunidade um refúgio para seus sonhos. Mas a violência crescente ameaça essa paixão. Livremente inspirada em Romeu e Julieta, a história é um resgate da forte musicalidade brasileira, da dança contemporânea nacional e da peculiar mistura presente nas favelas, onde a violência convive com possibilidades artísticas trazidas por projetos sociais.


**Panair do Brasil. Direção:Marco Altberg.
Sinopse:Resgata a história da empresa pioneira na aviação comercial brasileira, símbolo de modernidade e eficiência. A empresa viveu o seu auge na era JK (1956/61). Ao tomar o poder, o regime militar perseguiu a Panair e seus dirigentes, o que resultou na cassação de suas linhas aéreas em 1968. O documentário mostra como a empresa vive ainda hoje no coração e na esperança da chamada “Família Panair”, composta por antigos funcionários e seus descendentes, que sonham na volta de seus aviões aos céus brasileiros.

Panair do Brasil revives the story of the most important commercial aviation company in Brazil, between 1930 and 1965, with its commercial daring in establishing routes to the four corners of a continental country, taking the adventure of air transport to never-before imagined places, as well as the first international routes. Four decades after it closed its doors, it still retains a marked presence in the country’s collective imagination for its pioneering spirit & the dubious facts surrounding its closure during the military regime.

Nenhum comentário: